Pular para o conteúdo

Como migrar minha contabilidade?

Caso responda não para essas 05 perguntas,

você precisa urgentemente mudar de contabilidade!

 

Sabemos que nem sempre fazemos as melhores escolhas, ainda que tenham sido influenciadas por parceiros de negócios, algum amigo querido, enfim, estamos sujeitos a errar.

Trazendo isso para o mundo corporativo contábil percebemos que, nem sempre, as empresas conseguem detectar que a sua contabilidade não está atendendo as necessidades para seja alcançado o sucesso, ou seja, você pode não saber que precisa mudar de contabilidade, e agora?

Bem, construímos esse conteúdo para que você possa analisar cuidadosamente se esses erros ao qual citaremos aqui, tem acontecido com frequência junto à sua contabilidade, e muito mais que isso, vamos te ajudar a encontrar uma contabilidade que alavanque seus negócios.

Sem mais delongas, vamos às perguntas!

calculadora f nascimento contabil

 

1 – Você se sente seguro com a sua contabilidade?

Vamos ser fiéis ao significado da palavra seguro: você sente que a sua empresa está livre de perigo, garantida, abrigada, protegida, com a sua contabilidade atual?

2 – Sua contabilidade participa das avaliações sobre seu negócio como um todo além de gerar imposto?

Sendo não a resposta, sua empresa e até mesmo você estão em perigo, então se você respondeu sim na pergunta anterior, parece que estava enganado. É necessário que a sua contabilidade saiba pontualmente como a sua empresa está atuando, quais são os planos de crescimento, desafios da gestão, e logicamente precisa estar atento à legislação que se atualiza constantemente.

 

3 – Sua contabilidade cumpre com os prazos fiscais estabelecidos e com a entrega de demanda combinada à sua empresa?

Uma contabilidade que não cumpre prazos, nem deveria estar no mercado. Em qualquer profissão essa responsabilidade já é fundamental, é o básico.  A ausência de pontualidade podem trazer vários problemas, entre eles multa, ou seja, prejuízo, aliás, um prejuízo que vai além do financeiro, pois impacta negativamente a imagem da sua empresa.

 

4 – Sua contabilidade está atenta às novas tecnologias, aos softwares de gestão contínua ou ainda faz tudo manual?

O mundo mudou, e as empresas que não se adequam e acompanham as novas tendências do mercado, tende a desaparecer. A tecnologia existe para trazer mais rapidez, tempo livre para mais estratégias, negociações, tempo para decisões mais complexas, e por aí vai. Se a sua contabilidade ainda preza pela tradição passada, manual, você e sua empresa são os mais prejudicados.

 

5 – Você tem fácil acesso para contatar sua contabilidade e recebe uma resposta rápida?

Aqui a palavra que representa a pergunta é acessibilidade, sabe o que é isso?
Facilidade na aproximação, no tratamento, ou na aquisição de algo. E aí, a sua contabilidade te proporciona acessibilidade?

 

Uma contabilidade ruim pode trazer prejuízos financeiros, fiscais e trabalhistas.

E isso é muito sério e relevante para sua empresa.

 

Mas agora que você já sabe que continuar com uma contabilidade ruim não é vantajoso para seus negócios, preparamos uma passo a passo para que você mude de contabilidade com segurança e sem mais prejuízos.

 

  • Consulte o contrato atual

 

Alguns profissionais e empresas usam cláusulas que preveem multa em caso de rescisão ou há a obrigação do aviso prévio;

 

  • Verifique as pendências

É essencial verificar se há alguma pendência que a sua contabilidade atual deixou passar ou então situações ainda em processo de serem resolvidas, como parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais.

 

Analise documentos de até 5 anos atrás, e veja se há erros ou situações pendentes que ainda possam afetar a sua empresa. É um trabalho árduo? Sim, mas necessário, pois evitará surpresas futuras.

 

Importante lembrar: mesmo após a mudança, todo e qualquer erro anterior à nova contabilidade ainda é de responsabilidade do escritório de contabilidade que atuou na época.

 

  • Comunique a decisão ao atual contador

 

Oficialize a decisão, seja por e-mail ou carta registrada em correio, comunicando ao atual serviço de contabilidade que você está dispensando seu trabalho. Este contato deve deixar explícito:

 

  • O pedido de encerramento do contrato;
  • A data final de término do serviço — em geral, pode-se definir 30 dias após o pedido;
  • Requerer toda a documentação (física e digital), senhas e logins em posse do contador atual;
  • Pedir um relatório de situação cadastral, para verificar se há mais pendências nas diferentes esferas governamentais;
  • Solicitar que toda documentação seja enviada ao profissional/empresa que irá assumir a contabilidade após o encerramento oficial do contrato;
  • Uma dica para quando mudar de contador é formalizar no distrato a data de encerramento do contrato no fim do mês, para que o novo serviço de contabilidade comece a atuar no período seguinte.

 

Chegou a hora de contratar uma nova contabilidade, e agora?

Agora é a hora de pesquisar qual profissional ou serviço irá atender às suas expectativas. Por isso fique de olho em várias questões, incluindo:

 

  • Preço praticado;
  • Registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região de atuação;
  • Serviços e facilidades oferecidas;
  • Acessibilidade;
  • Recomendação de quem usa o serviço;
  • Uso de soluções tecnológicas.

 

Este serviço torna as operações contábeis mais ágeis e práticas, pois tudo pode ser feito virtualmente: em vez ter que se deslocar até o escritório ou esperar que venham pegar os documentos, você pode resolver suas pendências sem sair de casa ou do trabalho, mandando as informações por meio de uma plataforma.

 

Já pensou? Mais tempo para você planejar sobre sua empresa.

A contabilidade digital alia a praticidade com a confiança de profissionais experientes, ajudando a simplificar e até reduzir gastos com os serviços contábeis — isso tudo sem perder a qualidade.

A F/Nascimento contabilidade é uma empresa experiente no mercado, referência em contabilidade e consultoria, e altamente focada na redução de custos e aumento de lucro para todos os clientes.

 

Faça uma análise que está temporariamente gratuita conosco.

 

(Quero uma análise gratuita com a F/Nascimento Contabilidade)