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Descubra como escalar sua Agência de Marketing – Guia Prático

Resumo: Saiba como escalar as vendas da sua agência com esse guia prático…Organizar processos… Atrair mais clientes…Vender mais …

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Você já parou para pensar quais os motivos te levam a consumir um produto ou serviço de determinada marca? E por que seus clientes escolhem sua agência e não a concorrente?

Com as empresas precisando brigar pela atenção dos clientes, um comercial na TV ou um slogan bonitinho não garantem mais as vendas. Hoje, é preciso entregar valor em troca da confiança e fidelidade do consumidor.

A partir desses eventos revolucionários no mercado, empresas e agências entenderam que o marketing não é custo, mas um investimento necessário para atrair clientes, fechar boas parcerias e manter-se em um mundo muito disputado.

 

O boom do mercado publicitário possibilitou o nascimento de várias agências, mas será que existe espaço para todas? Como escalar as vendas das pequenas e médias agências?

Continue a leitura deste artigo e descubra como podemos te ajudar.

 

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Meios de aquisição de clientes

Para conseguirmos escalar as vendas da agência é preciso entender de onde vem os clientes. Basicamente, podemos definir quatro meios de aquisição:

● Indicações: o meio mais comum de conseguir clientes. Geralmente, pequenas agências fecham muitos negócios por indicação, pois ainda não possuem nome no grande mercado.

● Parcerias Estratégicas: canal de aquisição que pode dar certo, mas só se rolar aquele feat entre a persona de ambas as empresas. Do contrário, apenas uma seguirá tendo vantagem.

● Inbound Marketing: estratégia de aquisição de clientes de forma passiva, onde a agência distribui conteúdo na esperança de atrair clientes por meio da autoridade.

● Outbound Marketing: uma forma mais agressiva de atrair clientes, utilizando de estratégias de venda mais ativas, como ligações e materiais promocionais.

 

3 dicas para escalar as vendas da sua agência

 

Agora que revisamos os canais de aquisição de clientes de uma agência, vamos descobrir como escalar as vendas.

1. Equipe comercial
Sabemos que estruturar uma equipe de vendas é difícil no começo, com poucos recursos mal dá para custear uma pessoa para cada função da agência.

Por mais que a grana seja curta, contratar e especializar o pessoal é fundamental para o bom andamento das vendas. Busque segmentar e capacitar quem exerce a função.

2. Atraia clientes com mais eficiência
Não dependa de indicações. Crie mecanismos que atraiam os clientes de vários lugares – indicações, parcerias, eventos, etc.

Por meio do Outbound Marketing é possível garantir receita recorrente; já com o Inbound, você cria uma lista de clientes em potencial, pessoas que aderem ao seu negócio. Depois, é só correr pro abraço.

3. Refine a sua área de atuação
Apesar do campo do marketing ser bem abrangente, muitas são as agências que atendem o mercado. Ser o melhor em tudo que é trabalho não é algo tangível, muito menos saudável.

Busque se especializar em um ou dois segmentos. Escolha por áreas que você tem mais clientes, desenvolveu projetos incríveis, e construa sua trajetória em cima disso.

Tenha autoridade sobre aquele nicho e mostre ao mercado que você é referência no assunto.

 

BÔNUS:

Clientes são exigentes e uma forma de quebrar a rigidez no momento do atendimento é criar uma ligação de empatia com a outra pessoa, chamado de rapport.

Uma boa comunicação garante o alinhamento das informações, pois constrói um relacionamento baseado em confiança. Com isso, o cliente entra no projeto alinhado, aceita melhor os prazos, entende os processos e, por conseguir passar tudo o que deseja no briefing, certamente terá menos pedidos de alteração.

Essas são algumas dicas que ajudam no dia a dia das agências. Por se tratar de um ambiente mais descontraído, muitos empreendedores fazem vista grossa para a gestão de processos. Este é um erro muito comum e muito grave.

Lembre-se, toda agência de marketing deve ser seu próprio case. Se suas vendas vão de mal a pior, como atender seus clientes com excelência?

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