Pular para o conteúdo

3 Dicas para saber se sua empresa está pagando impostos indevidos

Ser empreendedor já é um desafio, ainda mais em um sistema que não deixa tão claro quais os deveres e direitos dos empreendedores.

Com isso, muitos são os que perdem dinheiro pagando por impostos indevidos.

 

 

Os erros podem acontecer tanto pelos profissionais de contabilidade quanto pela confusão da legislação de impostos. Para que isso não aconteça, é importante contar com um escritório de contabilidade que faça a análise do seu negócio desde a sua abertura e mantenha o acompanhamento das atividades ao longo do tempo.

Esse cuidado previne que você pague impostos indevidos e pode levar a restituição dos valores pagos indevidamente.

Para evitar dores de cabeça e perda de dinheiro, preste atenção nestas 3 dicas a seguir.

Principais atributos pagos pelas empresas

Qualquer dica é ineficiente se você não souber do que se trata. É preciso saber quais aspectos compõem o contexto, no caso, quais impostos a empresa deve pagar. Aqui, ressaltamos a importância do planejamento tributário para entender em qual formato a sua empresa se enquadra.

Principais tributos que recaem sobre as empresas em geral, seja de âmbito federal, estadual ou municipal.

 

  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços
  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica
  • CSLL – Contribuição social sobre o lucro líquido
  • PIS/PASEP – Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
  • ISS – Imposto Sobre Serviços

 

Agora que você já reconheceu alguns dos impostos pagos pela sua empresa, vamos às dicas!

 

Auditorias

A auditoria se refere a uma segunda opinião. É um ramo na contabilidade que se destina ao exame dos livros e registros contábeis. Essa verificação evita que erros e pagamentos indevidos sejam cometidos.

 

Consultoria

Se sua empresa ainda não possui uma equipe de consultoria, essa pode ser a hora certa de pesquisar escritórios que oferecem a contabilidade consultiva.

Essa modalidade de consultoria permite que o profissional acompanhe de perto sua empresa e ofereça soluções inteligentes e legais para reduzir o pagamento de impostos e colocar seu negócio no caminho certo.

 

Paramentações

Outro ponto importante para ser levado em consideração são as paramentações dos impostos dos produtos e de serviços prestados.

 

A emissão de notas fiscais de modo equivocado, seja para venda de produtos ou prestação de serviços, também pode acarretar em pagamentos indevidos. Para que isso não aconteça, é importante conhecer todas as retenções e os campos de preenchimento das notas. A ausência de informações é um dos principais motivos que fazem as empresas perderem dinheiro no ato do pagamento.

Contabilidade Consultiva

A contratação de um escritório que aplica a contabilidade consultiva pode salvar a vida financeira da sua empresa. Além de readequar o pagamento dos tributos e, quem sabe, solicitar a restituição dos impostos indevidos, ações estratégicas são planejadas com o intuito de melhorar o posicionamento e o desempenho da sua empresa.

 

O resultado deste acompanhamento? Uma empresa mais livre para crescer e você com uma vida mais tranquila. Faça parte da carteira de clientes F/Nascimento e abra seus horizontes para novas oportunidades.

 

[Quero fazer parte da F/Nascimento]. Siga-nos também nas redes sociais Instagram e Facebook.