Pular para o conteúdo

É possível abrir empresa com nome sujo ?

Empreender com o nome sujo é possível sim, mas o empreendedor pode ter dificuldades em conseguir crédito e recursos para o negócio.

 

Pessoas com CPF negativados podem sim abrir seu próprio negócio. Não existem restrições legais para isso, mas o acesso a crédito e recursos para o desenvolvimento da empresa podem ficar comprometidos. Vale lembrar também que estar no vermelho é diferente de ter o CPF irregular.

Posso abrir empresa com o nome sujo?

Se você está pensando em abrir uma empresa e está com o nome sujo na praça, saiba que CPF negativado traz algumas dificuldades no acesso a crédito e utilização de diversos serviços financeiros. Mas nada impede de abrir uma empresa, uma vez que existem diferentes modelos e portes de empresa, e nenhuma restringe a criação por parte de pessoas com restrição no nome.

 

Nome sujo e CPF irregular são diferentes

Em ambos os casos o cidadão enfrenta restrições como Pessoa Física, entretanto, estar com o CPF irregular implica em questões mais severas, incluindo a impossibilidade de abrir uma empresa.

É muito importante entender que uma pessoa com o CPF irregular pode estar com o nome “limpo”, bem como uma pessoa com o nome sujo pode estar com o CPF irregular, pois não se trata de causas dependentes.

 

CPF Negativado

Significa que a pessoa deve para a empresa na qual adquiriu produtos ou serviços. Geralmente a cobrança vem por meio de uma empresa terceirizada ou da equipe interna da própria empresa.

 

CPF Irregular

Implica nas questões legais, onde a Pessoa Física pode ter a suspensão ou cancelamento do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Alguns motivos para ficar com o CPF irregular são: deixar de votar e não regularizar o título de eleitor, não declarar o Imposto de Renda nos últimos 5 anos, perda ou roubo de documentos de identidade, entre outros.

Para avaliar a regularidade do seu CPF gratuitamente, acesse o site da Receita Federal.


Quais problemas vou enfrentar ao abrir uma empresa com o nome sujo?

 

Um dos empecilhos encontrados por empreendedores com CPF negativado é o acesso ao crédito e recursos que possibilitam alavancar o negócio. Mas calma, porque tudo depende da modalidade da empresa e da sua natureza jurídica, que envolvem a divisão entre patrimônio Pessoa Jurídica e Pessoa Física.

Para proteger seu patrimônio do novo negócio é recomendado se unir a um serviço de contabilidade consultiva. Uma equipe experiente pode analisar e identificar qual o tipo societário mais recomendado para o seu caso.

A baixa reputação como consumidor no mercado é outro problema enfrentado por empreendedores com o nome sujo, principalmente se tratando do Microempreendedor Individual (MEI).

O acúmulo de dívidas diminui o score do empreendedor, acarretando restrições de crédito e desacelerando o processo de abertura da empresa. Quanto maior a média ponderada dos sistemas de proteção de crédito, o score, maiores são as oportunidades para o empreendedor, tendo melhor poder de negociação com fornecedores, parceiros e outros envolvidos no processo de desenvolvimento do negócio.

Importante ressaltarmos que o CPF negativado não impede a abertura de um CNPJ, mas que dificulta no processo de obtenção de recursos financeiros juntos aos bancos e entidades financeiras. Mas, cá entre nós, o pacote básico pode ser uma grande oportunidade para começar a organizar a vida financeira da sua empresa e o início da regularização do seu CPF.

 

Quando não é possível abrir uma empresa

A abertura de empresa não é possível quando o proprietário possui o CPF irregular, implicando na regularização junto à Receita Federal para que o processo seja iniciado.

Essa regularização varia em cada caso, mas costuma-se resolver rapidamente. Por isso, é importante verificar o status do seu CPF. Uma desinformação pode ser o motivo da irregularidade e pode ser resolvido sem mais delongas.

 

Nome limpo é sinônimo de vantagens.

 

A regularização do CPF é fundamental para a saúde financeira de qualquer pessoa, seja ela empreendedora ou não. Mas se você está pensando em empreender, saiba que estar em dia com suas obrigações como consumidor pode trazer benefícios para sua empresa. Confira as principais vantagens a seguir:

  • Crédito facilitado e mais alto;
  • Acesso a pacotes mais potentes em bancos e entidades financeiras;
  • Poder de negociação com fornecedores e parceiros;
  • Gestão financeira mais organizada;
  • Melhores oportunidades de desenvolvimento;
  • Mais estratégias para o crescimento do negócio;
  • Entre outras vantagens.

Se você tem dúvidas quanto a abertura de empresa para pessoas com CPF negativado, entenda que é possível sim, mas que tudo depende das suas escolhas como empreendedor. Sabemos que outras perguntas precisam ser respondidas ao longo do caminho e a contabilidade consultiva pode ser uma grande aliada no sucesso do seu negócio.

Conte com uma equipe especializada em gestão de negócios, estratégias empresariais e abertura de empresas. Tudo em um só lugar para oferecer comodidade e segurança para você e sua empresa. Conheça mais sobre a Contabilidade FN e como podemos ajudar você a conquistar o sonho de abrir sua empresa.