Pular para o conteúdo

Regra 50-30-20 para organizar sua vida financeira – Contabilidade FN

Saiba como aplicar uma das técnicas mais simples e eficientes para colocar as contas em dia e começar a organizar a vida financeira. Vamos lá!

Regra 50-30-20 para organizar sua vida financeira – Contabilidade FN
Regra 50-30-20 para organizar sua vida financeira – Contabilidade FN

O ponto de partida para quem quer organizar a vida financeira é contabilizar ganhos e gastos. Feito isso, é hora de elaborar um planejamento financeiro e estipular quanto poupar a cada mês.

Se você tem dificuldade em visualizar o quanto ganha, quanto gasta e como fazer para separar cada despesa, aqui vai uma dica: regra 50-30-20.

Não sabe o que esses números significam? Calma que já vamos te explicar, siga-me os bons!

 

Regra 50-30-20

O conceito da regra 50-30-20 é bem simples:

50% da sua renda deve ser destinada para pagar seus “gastos fixos e essenciais”. Para o seu “estilo de vida”, destina-se 30% da renda e, por fim, 20% da renda vai para as “prioridades financeiras”.

Ainda está confuso de entender? Então vamos aos detalhes.

Estabelecer os limites de gastos mensais para essas três principais áreas consiste em definir que gastos do dia a dia serão designados para cada um desses grupos. Para facilitar o processo de decisão, nossa equipe separou algumas sugestões para você. Confira abaixo.

 

Gastos fixos e essenciais: 50%

Você pode considerar como gastos fixos e essenciais tudo aquilo que faz parte da manutenção da sua rotina como: contas de consumo (luz, água, internet), transporte, alimentação e saúde.

Como essa área representa a maior parte da sua renda, é importante refletir o que realmente é essencial.

 

Gastos variáveis: 30%

Dentre as características que compõem esse grupo, temos o estilo de vida, ou seja, seus gastos variáveis devem levar em consideração despesas pessoais e voluntárias, como viagens, assinaturas de streaming, restaurantes e outros pequenos luxos.

Eles representam a sua vida pessoal, o que é importante, mas na escala da organização, é secundária em relação aos gastos essenciais e às prioridades financeiras.

Dica: Se os gastos variáveis superam os fixos e essenciais e/ou as prioridades financeiras, saiba que este pode ser o momento de decidir viver um degrau abaixo para poder viver melhor no futuro.

 

Prioridades financeiras: 20%

Chegou o momento de falar em investimento. Segundo a regra 50-30-20, para assegurar um bom padrão de vida no futuro você deve investir 20% da sua renda a cada mês. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, como a reserva de emergência, faculdade dos filhos e aposentadoria.

Para que essa etapa seja bem aproveitada, procure orientação de um profissional da área de investimentos. A diversificação é fundamental para proteger seu patrimônio e reduzir a volatilidade das ações.

Importante: Se você tiver dívidas, quitá-las também deve ser uma prioridade financeira.

 

Implementando a regra 50-30-20

Para tornar o processo ainda mais fácil e evitar desistência ao longo da jornada, você pode contar com ferramentas extras para colocar sua saúde financeira nos eixos. A automatização costuma ser muito eficiente nesses casos, seja automatizando o controle das despesas por meio de aplicativos em seu smartphone e/ou programando aplicações automáticas para o primeiro dia após o recebimento do salário ou de outras rendas.

Outra ferramenta muito utilizada na gestão do orçamento pessoal é a famosa planilha. A partir do preenchimento dos dados, de maneira frequente e regular, é possível manter o controle dos ganhos e gastos sem muitos problemas.

Aqui, mais importante do que automatizar a planilha, é preenchê-la sempre que novas movimentações financeiras acontecerem. E para não te deixar na mão, nosso time criou uma planilha totalmente automatizada, pronta para receber seus dados.

Clique aqui e faça o download agora mesmo e comece sua jornada da Organização Financeira.

 

Seu dinheiro, suas regras

Apesar da regra 50-30-20 ser uma das técnicas mais simples e fáceis de serem aplicadas, ela não leva em consideração as especificidades da vida financeira de cada um e nem aborda as mesmas prioridades de todo mundo quando o assunto é dinheiro.

Por isso, ela é recomendada para quem quer iniciar logo sua jornada rumo à organização financeira, facilitando o processo até você encontrar a regra que melhor se adequa a sua realidade. Existem centenas de outras técnicas de bolso e todas elas servem apenas como uma referência que precisa ser adaptada ao seu estilo de vida, seja pessoal ou para sua empresa.

Agora que você já conhece a regra 50-30-20, que tal começar a colocar em dia a organização financeira da sua empresa? Se você é MEI, essa técnica pode ser implantada logo no início das suas atividades, claro, sendo adaptada para o seu negócio.

A gestão financeira é importante em todas as etapas da vida e não seria diferente no processo de empreendedorismo. Com a contabilidade consultiva você e seu negócio têm maiores e melhores oportunidades de progresso através de estratégias pensadas nos seus objetivos.

Fale com nossos especialistas e saiba o que a Contabilidade FN pode fazer por você e pelo seu negócio.